Nos meus atendimentos, me deparo com muitas pessoas que tem uma certa dificuldade de lidar com a própria história. Seja por que não conseguem enxergar a beleza no que já viveram ou por sentirem raiva e angústia pelo que foi vivido ou, ainda, por entenderem que não há nada demais nas suas experiências de vida.
Sou apaixonada por histórias, principalmente as reais. Sempre que alguém me conta sua história de vida, ouço com muito respeito e procuro encontrar os pontos altos que, muitas vezes, quem o conta não consegue enxergar.
A vida traz consigo muitos desafios. Dor, mágoa, vergonha, culpa, ressentimento, coração partido fazem parte do percurso. Mas o amor, alegria, superação, amizade, generosidade, perdão, também fazem!
Para conseguirmos caminhar adiante, principalmente depois de um momento difícil, precisamos mergulhar na experiência, sentir o que ela nos proporciona e sair dali com os aprendizados adquiridos, com um olhar diferente sobre aquilo que aconteceu.
Não mudamos o que aconteceu. Mudamos a nossa forma de olhar para o que aconteceu.
Brené Brown, em um de seus livros, vai nos dizer que o objetivo do processo de dar a volta por cima é nos levantar de nossas quedas, superar os erros, enfrentar as nossas mágoas e adquirir mais sabedoria e plenitude para a vida.
Passamos pelo reconhecimento do que se sente, mergulhamos fundo na própria história (encarando de frente as dores e sentimentos), assumimos a nossa verdade e integramos todas as nossas partes, todas as nossas experiências.
Há de se ter coragem. Você tem?